É certo o ditado popular que diz: “Até um relógio quebrado estará certo duas vezes ao dia”. Mesmo quebrado, estará certo a certa altura. Mas, o que dizer de um relógio que funciona, mas funciona mal? Por exemplo, um relógio que sempre atrasa. Esse é pior que todos. Nunca podemos confiar nele. João Calvino (que inclusive tem muitos adeptos), aquele do calvinismo, que lembra muito a Predestinação Fatalista, parece ser um desses relógios: sempre está atrasado. Desta maneira não merece crédito. Pelo que consta no blog Cinco Solas, o conceito que Calvino espalhava da Bíblia era que tudo quanto estava na Bíblia era aplicável para si e seus seguidores.


Argumentou João Calvino: “Na Lei de Deus se nos deu uma perfeitíssima regra de toda justiça, que podemos chamar com toda razão ‘a vontade eterna do Senhor’, pois tem resumido plenamente e com clareza em duas Tábuas tudo quanto exige de nós”. Calvino, e sua prole, só esqueceu de um detalhe bem pequeno: que ninguém será justificado diante do Eterno pelo mandamento. Pelo contrário, as regras de justiça gravadas nas Tábuas da Lei encontram no homem injustiça e o condena (Romanos 7:8-11). É que Calvino tratou com a Palavra de Deus como quem quer montar uma bicicleta com uma roda de trator. Aí é de mais. Não cabe! Tanto é assim que ele se inclui nos dez mandamentos: “na lei de Deus se nos deu”, “tudo quanto exige de nós”. É a velha teimosia de muita gente querer tomar para si uma coisa que sempre teve um dono exclusivo: os filhos de Israel.


“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” Êxodo 20:2,3. Só se Calvino e seus seguidores vieram de lá, da terra do Egito, e da época de Moisés. Coisa totalmente absurda. Na lei, em toda lei, com todos os seus ais, incluindo aí a Lei Moral e a Lei Cerimonial, o Eterno Deus, Criador e Sustentador de todas as coisas, não falava para qualquer Egípcio, Fenício, Caldeu. Nem tão pouco falou para os Latinos, Norte Americanos ou Europeus. Deixa disso! O Eterno falou exclusivamente para os filhos de Israel: “Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.” Salmos 147:19 e 20. E é isto que está dito lá no Monte: “Eu Sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Êxodo 20:2,3. “Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.” Êxodo 20:20 e 22. “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.” Êxodo 31:16 e 17.


Não sei se Calvino guardava o sábado (tem gente que fica sem trabalhar no sábado pensando está guardando toda a Lei. No mínimo isto é má fé). De uma coisa sei: que não dá para acreditar no que Calvino diz porque um relógio atrasado sempre vai nos atrapalhar. Agora, se Calvino erra ao falar sobre a Lei do Senhor, imagina se dá para acreditar quando ele fala sobre a coisa esquisita denominada de Predestinação Fatalista?


Graça e Paz!

0 comentários:

Postar um comentário