Natanael Rinaldi é um apologista (aquele que vive para defender a fé de forma racional). E além de ser apologista, ele também é um dos maiores combatentes no Brasil do movimento Adventista. Rinaldi publicou em 25 de março de 2012, no site do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), uma entrevista intitulada “‘A Grande Esperança’ ou mais uma heresia?”, que trata de uma análise do livro “A Grande Esperança” de autoria de Ellen G. White. Dentre muitas afirmações por parte de Rinaldi a respeito desta obra, destaca-se: “as citações da Bíblia contidas no livro parecem apoiar os ensinos estranhos do Adventismo”, o sábado “é apontado como meio para ganhar a vida eterna”, “os Adventistas não guardam o sábado”, e o apologista termina por rejeitar o livro A Grande Esperança. Aí não deu outra, alfinetou Leandro Quadros e seu grupo, que acabou expondo “o seu grande conflito”.

Para rebater as afirmações do apologista Natanael Rinaldi, Leandro Quadros se valeu, não das Escrituras Sagradas, mas da Sra. Ellen White e afirmou:

“Além do mais, se Rinaldi realmente conhecesse o livro O Grande Conflito, saberia que, para Ellen White e os adventistas, muitos observadores do domingo que foram sinceros, e viveram de acordo com a luz que receberam, estarão no céu: ‘Mas os cristãos das gerações passadas observaram o domingo, supondo que em assim fazendo estavam a guardar o sábado bíblico; e hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que creem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divinamente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade’”.

Ora, muitos “observadores” do domingo estão no céu? É possível viver sem observar o sábado e ir para o céu? Conforme a afirmação de Leandro Quadros, para Ellen White e os adventistas sim! Isso não é contradição? Não é entrar num “Grande Conflito” no desespero em defensa daquilo que já foi resolvido na cruz? E se por ser sincero, mesmo trocando o sábado pelo domingo (o que seria abominável perante a Lei de Moisés), e vivendo de acordo com a luz que recebem é possível ir para o céu, por que tanta confusão com apenas um dos 613 mandamentos da Lei de Moisés dada por Deus aos filhos de Israel?

Parece que Leandro Quadros se enrolou e acabou criando um monstro maior que o monstro criado por Ellen White. Se enroscou com o sábado e o domingo para defender “A Grande Esperança” confusa. Para desfazer essa confusão, esqueceu, ou não quis, mostrar que “O fim da Lei é Cristo para a JUSTIÇA de todo aquele que crê” Romanos 10:4 e que “Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós” Gálatas 3:13, e que ainda “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1 etc. Essa sim é a grande esperança: Cristo Jesus. Fora sábado, fora domingo, fora Ellen White, todos fora! Apontar o Senhor Jesus como único e SUFICIENTE meio para a salvação é dizer a verdade que Deus diria se aqui pregasse e evidenciar a única esperança legítima. Fora isso, é castelo construído em areia movediça!

Aos remidos, graça e paz!

13 comentários:

Olha amigo, seu artigo é até interessante, mas parte de uma premissa de salvação pelas obras relacionada ao sabado do sétimo dia. Porém creio que não é essa a questão.

Anônimo,

"...mas parte de uma premissa de salvação pelas obras relacionada ao sabado do sétimo dia. Porém creio que não é essa a questão." Não entendi teu comentário. quem você diz que parte de uma premissa de salvação pelas obras relacionada ao sábado? Eu ou Leandro Quadros? Qual seria sua questão? Você pode expô-la aqui?

Grato, amigo!

Jesus é o nosso repouso.

Perfeito, Ernesto Pérez! Jesus é o nosso repouso!

entao se a lei foi abolida, podemos fazer tudo que nos dez mandamentos nao podiamos?? ou isso so serve para o sabado?

entao se a lei foi abolida, podemos fazer tudo que nos dez mandamentos nao podiamos?? ou isso so serve para o sabado?

Poxa... então Deus poderia ter escrito 9 mandamentos. Pois se a lei toda foi abolida, eu posso roubar? Posso matar?

Não, Anônimo, você não pode matar nem roubar. Se você fizer isso você vai preso, conforme a constituição do teu país. Não te informaram isso? A questão aqui é se você guardar um só mandamento, digamos que o sábado, você teria que guardar todos os 613 mandamentos da Lei. Porque, se você guardar todos os mandamentos e tropeçar em um só você é réu de todos, imagina se você guarda um só (no caso do sábado) e tropeça no resto? E essa inversão absurda é o que acontece! E outra coisa, se a Lei de Moisés te proíbe de matar, é porque ela está te denunciando que você tem tendências para o homicídio. Se a Lei de Moisés te proíbe de adulterar, ela denuncia que você é inclinado para a impureza! Ou seja, você é pecador! E não foi para isso que o Senhor veio? Pra resolver de uma vez por todas esse estado gritante do homem?

Agora me responda: e se a Lei que regia o Antigo Pacto estivesse em vigor, inclusive o sábado, qual a necessidade do Senhor ter morrido em morte de cruz? Será que foi pra ajudar a guardar a Lei? Então, neste caso, o Senhor não seria único e suficiente. Seria apenas uma ajuda. A Lei de Moisés se desfez na cruz, não para que andássemos fazendo o que ela proibia, mas foi desfeita para entrar em vigor um novo pacto superior ao de Moisés, feito no Monte e exclusivamente com o povo de Israel, jamais com o romano, caldeu, egípcio, mesopotâmico, muito menos com o latino americano. Os textos? Sobejam nas Escrituras! Ficar sem trabalhar no sábado, nunca foi guardar a Lei! Aliás, se agarrar ao sábado pra justificar suas obras é coisa própria de incrédulo que ama mais sua religião, seu movimento, do que a verdade do Novo Testamento!

O interessante e q o sabado foi instituido na criação antes de moises ou qualquer judeu, os 10 mandamentos segundo a biblia foi escrito pelo propio dedo de Deus no monte sinai se vc ler a biblia veria q os outros mandamento foram passados a Moises ea as tabuas numa cerimonia aparte a pedido do propio Deus, sane minha duvida e eu irei me converter a sua religião...por favor

A cima manifestei minha duvida, pois para mim os 10 mandamento escritos pelo propio dedo de Deus era a verdade mais concreta da biblia, quando eu leio genesis capitulo 01 vejo a criação do mundo em 07 dias e Deus abençoando e santificando o setimo dia, por favor mostre me na biblia q Deus muda de ideia estou confuso agora....

Anônimo, antes de tudo não tenho religião! E outra, não pretendo que você se converta a religião nenhuma! O sábado foi instituído na criação? Isto é o que você afirma, então é você quem deveria explicar melhor! E afirmar que os Dez Mandamentos foi escrito pelo dedo de Deus no Monte Sinai é chover no molhado! Qual o problema nisso? E os outros mandamentos foram passados a Moisés por quem? E não me peça por favor, isso é humilhante! Outra coisa, mostrar que Deus muda de ideia? Esse seu pedido é mais confuso do que seus comentários aqui! Grato!

Explique-me Lucas 23:56 - "Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento." O livro de Lucas foi escrito aproximadamente 16 anos após a morte de Jesus. Jesus não avisou as mulheres que o sábado não deveria ser santificado, mas sim outro dia?!

Explique-me Romanos 2:13 - Porque o simples ouvidor da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Não somos salvos somente pela graça? Por que Paulo está afirmando que os que praticam a lei serão justificados?! De que lei Paulo está falando?

Postar um comentário